Quem Somos

O que é o Núcleo e sua importância?

O Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará (NPHC) é uma instituição de formação e ensino na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovich Vigotski e seus colaboradores (Alexandr Romanovich Luria e Alexei Nikolaevich Leontiev) na clínica. O NPHC se insere no Brasil como resposta à pequena compreensão dos aspectos clínicos da teoria de Vigotski por seus leitores, sendo um importante difusor de sua teoria na clínica psicológica.

O NPHC surgiu em janeiro de 2020, nas pessoas de psicólogos e pesquisadores do Ceará no campo da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, tendo como seu principal objetivo fomentar a discussão e a formação em PHC, sobretudo, no campo da clínica.

Os primeiros meses do nosso surgimento foram marcados por partilhas online em nosso perfil do instragram (@np_historicocultural), onde discutimos pontos centrais da teoria de Vigotski, tais como noção de sujeito, sintoma, saúde e doença, consciência etc. Mas as coisas se complexificaram, e, no mês de junho de 2020, lançamos nossa primeira turma da Formação básica em Psicologia clínica Histórico-Cultural.

Atualmente, já formamos oito turmas de nosso Curso de Formação e lançamos o primeiro curso de Especialização em Psicologia Clínica Histórico-Cultural do Brasil! O curso de especialização reúne teoria, prática clínica e supervisão de casos em um só lugar, ofertando uma formação extremamente sólida para psicólogos interessados em atuar com psicologia histórico-cultural na clínica. Além disso, o grupo também tem contribuído com a produção científica na área, exemplo disso é a publicação dos livros “Cartas para Vigotski: ensaios em psicologia clínica histórico-cultural” “Práxis na clínica histórico-cultural: por uma clínica da transformação e do desenvolvimento”, completamente organizado e escrito pelos quatro integrantes do núcleo.

Para tornar nossa experiência cada vez mais sólida e próxima de você, no ano de 2024, organizamos o I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica Histórico-Cultural, sediado na cidade de Fortaleza, o qual reuniu mais de duzentos profissionais e estudantes de psicologia interessados na área de Clínica Histórico-Cultural. O evento contou com mesas com convidados nacionais e internacionais, minicursos, programação cultural e apresentação de trabalhos com publicação dos anais de evento em formato de um livro disponibilizado gratuitamente para a comunidade histórico-cultural.

Nossos Pilares

Afetividade

Transparência

Transformação Social