Aprenda, de maneira leve e didática, os fundamentos desta área da psicologia que vem tendo cada vez mais reconhecimento e espaço de atuação.
Cadastre-se abaixo e baixe gratuitamente o livro digital Cartas para Vigotski:
Quem somos
O que é o Núcleo e sua importância?
O Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará (NPHC) é uma instituição de formação e ensino na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovich Vigotski e seus colaboradores (Alexandr Romanovich Luria e Alexei Nicolaevich Leontiev) na clínica. O NPHC se insere no Brasil como resposta à pequena compreensão dos aspectos clínicos da teoria de Vigotski por seus leitores, sendo um importante difusor de sua teoria na clínica psicológica.
O NPHC surgiu em janeiro de 2020, nas pessoas de psicólogos e pesquisadores do Ceará no campo da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, tendo como seu principal objetivo fomentar a discussão e a formação em PHC, sobretudo, no campo da clínica.
Os primeiros meses do nosso surgimento foram marcados por partilhas online em nosso perfil do instragram (@np_historicocultural), onde discutimos pontos centrais da teoria de Vigotski, tais como noção de sujeito, sintoma, saúde e doença, consicência etc. Mas as coisas se complexificaram, e, no mês de junho de 2020, lançamos nossa primeira turma da Formação básica em Psicologia clínica Histórico-Cultural.
Atualmente, já formamos diversas turmas de nosso Curso de Formação e promovemos várias outras atividades, como grupos de leitura, grupos de supervisão e outros cursos relacionados à Psicologia Histórico-Cultural. Além disso, o grupo também tem contribuído com a produção científica na área, exemplo disso é a publicação do livro intitulado “Práxis na clínica histórico-cultural: por uma clínica da transformação e do desenvolvimento”, completamente organizado e escrito pelos quatro integrantes do núcleo.