Depoimentos

Fotografia Karilyni Aluna

Káriliny Teixeira Faria

Aluna

“Em 2020 em plena pandemia tive contato com o NPHC por meio de uma rede social deles, com suas publicações teóricas e Live, tomei conhecimento do trabalho que desenvolviam.

Dessa forma, tive mais segurança para iniciar um dos seus cursos de formação, mesmo que online. Durante o curso tivemos excelentes aulas teóricas, partilhas enriquecedoras da prática clínica e o acompanhamento necessário para o nosso aprendizado, o que colaborou significativamente para o progresso do meu trabalho.

Assim, sigo grata pelas contribuições que a equipe do NPHC permanece trazendo para minha formação profissional e pelo companheirismo de seguirmos juntos no fortalecimento e divulgação da psicologia clínica histórico-cultural em nosso país.”

Fotografia Yasmin Marquine Aluna

Yasmin Marquine

Aluna

“O meu contato com o Núcleo de Psicologia Histórico Cultural do Ceará fez com que a minha trajetória com a Psicologia se findasse em um encontro perfeito.

Como uma forma de mediação, os aulas que ocorrem aos fins de semana fazem com que todo apanhado de conhecimento agregue em uma troca incondicional de afetos.

Ter a chance de conhecer a Psicologia Histórico Cultural através dos olhos dos alunos dos alunos e contribuintes da UECE tem sido fundamental para a minha atuação ainda enquanto estudante de psicologia, e já posso sentir o quanto vai contribuir em minha ação como profissional no futuro.”

Fotografia Nívea Andrade Aluna

Nívea Andrade

Aluna

“Procurei a formação, na abordagem histórico-cultural, porque queria aprofundar a compreensão do processo de constituição do sujeito, a partir de uma perspectiva que acolha uma visão de homem em movimento, histórico e contextualizado.

Foi muito importante, para mim, compreender o quanto Vygotsky não está restrito à Psicologia Social e Educacional, mas também lançou uma abordagem teórica para a Psicologia como um todo, se fundamentou no materialismo histórico e dialético, sem perder de vista os processos subjetivos que se constroem nessa interação homem e sociedade.

A maior contribuição da formação para minha prática profissional foi me ajudar a compreender a relação da abordagem histórico-cultural com a clínica psicoterápica, até então eu não tinha esse entendimento, ampliando meus planos para começar a atender em consultório.”

Ricardo Lana

Aluno

“Comecei a atuar na clínica em 2018, sempre a partir da teoria histórico-cultural. No entanto, o começo do caminho foi relativamente solitário, pois eu não via muitos companheiros com quem dialogar de forma mais profunda. Algum tempo depois, comecei a ter contato com pessoas que trabalhavam na perspectiva e fiquei sabendo que seria lançada a primeira turma do curso. Não pensei duas vezes, me inscrevi para participar, e foi uma decisão muito acertada. Logo no começo do curso, me chamou a atenção o nível de conhecimento teórico do grupo de professores, que dialogavam sobre diversos temas com bastante apropriação, realizando também diálogos com a realidade brasileira atual, as especificidades da saúde coletiva do país e discussões sobre saúde mental em uma perspectiva ampliada. 
 
Além das discussões teóricas, no grupo foram realizadas conversas com base em casos clínicos (com os quais sempre houve bastante cuidado ético). Em tais conversas, foi possível que os próprios participantes se colocassem de forma mais íntima e intensa, estabelecendo-se canais de comunicação que ainda se mantêm ativos.
 
Após a conclusão do curso, posso dizer que ter participado foi um alento por encontrar pessoas que também trabalham com a teoria, e o fazem com competência, zelo e compromisso e, além disso, foi um grande aprendizado teórico-prático que me permitiu expandir horizontes, robustecer minha prática e estabelecer e aprofundar canais de diálogo com pessoas que admiro e em quem confio.”